Batalha de Edson's Ridge

Batalha de Edson's Ridge
Parte da Campanha de Guadalcanal, Guerra do Pacífico

Um fuzileiro norte-americano junto a algumas posições de combate no "Hill 123" em "Edson's Ridge" após a batalha.
Data 1214 de setembro de 1942
Local Ilha de Guadalcanal
Desfecho Vitória aliada
Beligerantes
Forças aliadas, incluindo:
Estados Unidos
Protetorado Britânico das Ilhas Salomão
Japão Império do Japão
Comandantes
Alexander Vandegrift
Merritt A. Edson
Harukichi Hyakutake
Kiyotake Kawaguchi
Forças
12 500[1] 6 217[2]
Baixas
104 mortos[3] 850 mortos[4]

A Batalha de Edson's Ridge, ("Battle of Edson's Ridge", e também "Battle of the Bloody Ridge", "Battle of Raiders Ridge", e "Battle of the Ridge" na língua inglesa) foi uma batalha terrestre da Campanha do Pacífico da II Guerra Mundial entre Exército Imperial Japonês e forças terrestres aliadas, principalmente unidades do Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos da América. Os combates aconteceram entre os dias 12 e 14 de setembro de 1942 em Guadalcanal, nas Ilhas Salomão. Esta batalha foi a segunda de três grandes ofensivas terrestres japonesas durante a campanha de Guadalcanal.

Na batalha, os Marines americanos, sob o comando do Major-general Alexander Vandegrift, repeliram a 35ª Brigada de Infantaria, sob o comando do Major-general japonês Kiyotake Kawaguchi. Os fuzileiros defendiam o perímetro do rio Lunga ao redor do Campo Henderson em Guadalcanal, que foi capturado pelos Aliados em 7 de agosto de 1942. A unidade de Kawaguchi foi enviada a Guadalcanal em resposta aos desembarques Aliados e tinha por objetivo recuperar o campo aéreo e expulsar as forças norte-americanas da ilha.

Subestimando as forças dos Aliados em Guadalcanal —cerca de 12 mil homens— os 6 mil soldados de Kawaguchi investiram num assalto frontal contra as linhas americanas. A principal investida japonesa aconteceu nas pequenas cordilheiras às margens do Lunga ao sul de Henderson Field, guarnecido por várias tropas dos fuzileiros navais dos Estados Unidos, sob o comando do Tenente-coronel Merritt A. Edson. Apesar dos Marines quase terem sido sobrepujados, o ataque de Kawaguchi foi derrotado, com enormes baixas sendo infligidas aos japoneses.

Devido a participação fundamental das tropas do Coronel Edson na batalha, as serras e cordilheiras (ridges) onde o confronto aconteceu passaram a ser chamados pelos historiadores de "Edson's ridge".[5] Depois da batalha, os japoneses continuaram a enviar tropas a Guadalcanal para continuar a tentar recuperar o campo Henderson, desguarnecendo assim outras bases no Pacífico Sul.

Referências

  1. Morison, Struggle for Guadalcanal, p. 15. O número reflete a totalidade das forças aliadas em Guadalcanal e não, necessariamente, o número de tropas directamente envolvidas na batalha. 11.000 homens foram desembarcados inicialmente e posteriormente três batalhões (cerca de 1.500 homens) foram deslocados para Guadalcanal de Tulagi.
  2. Frank, Guadalcanal, p. 245. O número reflete o número total de homens sob o comando de Kawaguchi em Guadalcanal e não necessariamente o total das tropas envolvidas na batalha.
  3. Smith, Bloody Ridge, p. 185. Frank (Guadalcanal, p. 245) diz que 96 foram mortos.
  4. Smith, Bloody Ridge, p. 184 & 194 e Frank, Guadalcanal, p. 245.
  5. Jersey, Hell's Islands, p. 224.

© MMXXIII Rich X Search. We shall prevail. All rights reserved. Rich X Search